OpenAI informou que já identificou a causa do problema e que está trabalhando para recuperar o serviço, mas não informou previsão de retomada
Instabilidade tira o ChatGPT do ar por horas e gera reclamações de usuários
O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial generativa da OpenAI, enfrentou instabilidade nesta quinta-feira (26), deixando usuários frustrados. Relatos sobre falhas começaram no meio da tarde, com o problema atingindo seu pico por volta das 15h54, quando mais de 2.000 reclamações foram registradas no site Downdetector, que monitora serviços online. Durante um teste realizado pela equipe de reportagem, a plataforma chegou a carregar, mas não conseguiu responder a uma pergunta. Em vez disso, exibiu a mensagem: “Algo deu errado. Se o problema persistir, entre em contato conosco por meio do nosso centro de ajuda.” De acordo com o Downdetector, 80% das queixas estavam relacionadas à falha de funcionamento do ChatGPT, 12% ao site e 8% ao aplicativo móvel. Apesar de a taxa de notificações ter começado a cair após o pico, às 17h39 ainda havia mais de 500 reclamações.
Resposta da OpenAI
No X (antigo Twitter), a OpenAI reconheceu o problema e informou que “a maior parte do ChatGPT, da API e do Sora estão fora do ar há algumas horas”. A empresa pediu desculpas aos usuários e declarou que havia identificado a falha e iniciado o processo de recuperação, mas não especificou a causa ou um prazo para a normalização dos serviços. Às 22h (horário de Brasília), após oito horas de instabilidade, a OpenAI atualizou a situação, afirmando que o sistema estava “quase totalmente online de novo agora”. Contudo, a empresa não forneceu informações detalhadas ou previsões concretas sobre o completo restabelecimento da plataforma.
A equipe do Pagina Um entrou em contato com a OpenAI, mas ainda não recebeu resposta.