Luiz Henrique ergue a taça da Libertadores pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Campeão da Libertadores, Alvinegro soma sete atletas na seleção do continente, e Artur Jorge vence a disputa de melhor técnico do ano
Luiz Henrique, do Botafogo, é eleito Rei da América pelo jornal El País
Grande destaque do Botafogo em 2024, o atacante Luiz Henrique conquistou o título de Rei da América, em eleição realizada pelo jornal uruguaio El País. O resultado foi divulgado na madrugada desta terça-feira (31). Além dele, outros seis jogadores do Alvinegro foram escolhidos para a seleção ideal do continente, e o técnico Artur Jorge, que está de saída do clube, foi eleito o melhor treinador do ano. A vitória de Luiz Henrique foi expressiva, com 128 votos (52%) dos 244 jornalistas de todo o continente que participaram da eleição. O segundo lugar ficou com seu companheiro de equipe, Jefferson Savarino, que recebeu 25 votos. O pódio foi completado pelo colombiano Juan Fernando Quintero, do Racing, campeão da Copa Sul-Americana, com 17 votos.
Seleção ideal da América
Além de Luiz Henrique, outros seis jogadores do Botafogo integraram a seleção da temporada: Goleiro: John Victor (Botafogo) Laterais: Alex Telles (Botafogo) e Martirena (Racing) Zagueiros: Alexander Barboza (Botafogo) e Battaglia (Atlético-MG) Meias: Marlon Freitas (Botafogo), Quintero (Racing) e Léo Fernández (Peñarol) Atacantes: Thiago Almada (Botafogo), Jefferson Savarino (Botafogo) e Luiz Henrique (Botafogo) Na escolha da seleção, Luiz Henrique também foi o mais votado, com 192 indicações, seguido de perto por Alexander Barboza (181 votos). O uruguaio Léo Fernández, do Peñarol, ficou em terceiro, com 144 votos.
Artur Jorge é eleito melhor técnico
O técnico Artur Jorge, que se despede do Botafogo após uma temporada histórica, foi eleito o melhor treinador do continente com 118 votos. Ele superou Gustavo Costas, do Racing (31 votos), e Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina (28 votos). Com uma temporada marcante, o Botafogo não apenas dominou as premiações individuais, mas também consolidou sua posição como uma das equipes mais fortes do futebol sul-americano em 2024.