A cantora se apresentou no pré-Réveillon no Recife e trocou o trecho da música 'Caranguejo' que fala da orixá e incluiu Yeshua, que, para algumas religiões cristãs, é o nome de Jesus
Claudia Leitte altera letra de música novamente e enfrenta acusação de racismo religioso
A cantora Claudia Leitte voltou a modificar a letra da música Caranguejo, removendo referências a Iemanjá. Durante um show no pré-Réveillon realizado na noite passada, no Recife, a artista substituiu o trecho "Saudando a rainha Iemanjá" por "Eu canto meu Rei Yeshua", uma referência a Jesus em algumas tradições cristãs. Claudia, que se declara evangélica desde 2014, já havia feito a mesma alteração em outra apresentação recente. No último dia 14, em Salvador, a cantora também cantou a versão modificada da música, o que gerou forte repercussão. Após essa apresentação, a yalorixá Jaciara Ribeiro e o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) apresentaram uma denúncia de racismo religioso contra Claudia. A denúncia foi acolhida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que abriu um inquérito para investigar o caso. Segundo a yalorixá e o Idafro, a alteração da letra descontextualiza a música, expressa desprezo e hostilidade às religiões de matriz africana e configura discriminação. Eles destacam que a figura de Iemanjá e a festa tradicional associada a ela são reconhecidas como patrimônios culturais protegidos por lei. Por isso, ações que desrespeitem esses elementos podem ser consideradas ataques aos direitos culturais e religiosos. O advogado Hédio Silva Jr., que representa o Idafro, afirmou que irá ingressar com uma interpelação criminal contra a cantora em nome da mãe Jaciara.
A reportagem do página um procurou a assessoria de imprensa de Claudia Leitte, que ainda não se manifestou sobre o caso.