728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Alertas de chuvas foram ampliados para mais regiões da Bahia

PrecauçõesEm caso de rajadas de vento ou tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.

Chuvas intensas atingem a Bahia nesta quinta-feira, 9 de janeiro: Inmet emite alertas para 281 municípios

O tempo segue chuvoso em grande parte do território baiano nesta quinta-feira (9), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os alertas de chuvas intensas no estado. Dois alertas laranja, que indicam perigo, e um amarelo, de perigo potencial, foram emitidos, abrangendo 281 municípios das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste, Nordeste, Sul e Vale São-Franciscano da Bahia.

Previsão e riscos

Nas áreas sob alerta, são esperados acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhados de ventos fortes, com rajadas de 40 a 60 km/h. Em algumas localidades, sob os alertas laranja, as precipitações podem ser ainda mais intensas, variando de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Essas condições climáticas aumentam o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.

Municípios da Bahia sob alerta laranja.

Entre as cidades sob maior risco estão: - Centro Norte e Centro Sul:Brotas de Macaúbas, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibotirama, Ipupiara, Jussara, Presidente Dutra, Uibaí e Xique-Xique. Extremo Oeste: Angical, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Wanderley. Vale São-Franciscano: Barra, Buritirama, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Morpará, Muquém do São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Santa Rita de Cássia e Sento Sé. Essas regiões podem enfrentar chuvas mais intensas e ventos fortes, demandando maior atenção por parte da população.

Medidas de segurança

Para minimizar os riscos durante as tempestades, é fundamental seguir algumas recomendações: Evite abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, placas ou outdoors, que podem se desprender com os ventos fortes. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades, prevenindo danos a equipamentos e acidentes causados por oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.

Chuvas atingem outras regiões do Brasil

O alerta do Inmet abrange, além da Bahia, municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, totalizando 2.791 cidades sob risco. Entre elas, 20 estão localizadas na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.

Atenção redobrada

Diante do cenário, é importante que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades para garantir sua segurança. Em caso de emergência, procure ajuda de órgãos competentes, como Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *