Enem teve o menor número de redações com pontuação máxima dos últimos dez anos. Antes, menor número tinha sido em 2021, quando 22 alunos chegaram a nota mil.
Enem 2024 registra menor número de redações nota mil em uma década
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 alcançou o menor número de redações com nota máxima dos últimos dez anos. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13), apenas 12 dos quase 3,2 milhões de participantes atingiram a pontuação máxima na redação.
Resultados e distribuição geográfica
As redações nota mil foram registradas nos seguintes estados:
Alagoas
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Pernambuco
Rio Grande do Norte
São Paulo
Rio de Janeiro (2 alunos)
Minas Gerais (2 alunos)
Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os únicos com mais de um participante atingindo a nota máxima. Entre as 12 redações nota mil, apenas uma foi de um aluno da rede pública; os demais são oriundos de escolas particulares.
Tema e desempenho geral
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Considerado acessível, o tema está em debate constante e é abordado frequentemente durante o Ensino Médio, segundo especialistas. Apesar disso, a proficiência média na redação foi de 660 pontos, representando uma leve alta de 15 pontos em relação à edição de 2023.
Rigor na correção
Especialistas atribuem a queda no número de notas máximas à maior rigidez da banca avaliadora. Para Sérgio Paganim, professor de redação do curso Anglo, a facilidade do tema pode ter levado os avaliadores a serem mais exigentes em relação ao repertório e à articulação dos argumentos apresentados. “Quando o tema é considerado mais simples, a banca tende a ser mais rigorosa na avaliação da linguagem, na construção dos argumentos e na utilização de referências. Isso explica o número reduzido de notas mil”, analisa Paganim.
Queda histórica
O número de redações nota mil registrado este ano é o mais baixo da última década. Até então, o recorde negativo havia sido em 2021, quando 22 estudantes alcançaram a pontuação máxima. O Enem, composto por 180 questões objetivas e uma redação, continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. No entanto, os dados de 2024 refletem o impacto de correções mais criteriosas e a necessidade de preparo aprofundado por parte dos candidatos.