Autoridades ouvidas pela agência Associated Press identificaram o homem como Matthew Livelsberger. Livelsberger e Jabbar, autor do atentado em Nova Orleans, serviram na mesma base militar, em períodos diferentes.
Explosão de Tesla Cybertruck em Las Vegas deixa um morto e sete feridos; vítima era membro das Forças Especiais dos EUA
Uma explosão envolvendo uma Tesla Cybertruck na quarta-feira (1º), em frente ao Trump International Hotel, em Las Vegas, deixou um saldo de sete feridos e uma pessoa morta. De acordo com informações da Associated Press, a vítima fatal foi identificada como Matthew Livelsberger, um soldado da ativa do Exército dos Estados Unidos e integrante das Forças Especiais, conhecidas como Boinas Verdes. Três autoridades norte-americanas confirmaram a identidade do militar, falando sob condição de anonimato. A Polícia Metropolitana de Las Vegas informou que o Cybertruck estava carregado com morteiros de fogos de artifício e recipientes de combustível em sua caçamba no momento da explosão. A causa exata do incidente ainda está sendo investigada pela polícia local e pelo FBI.
Conexões com base militar e terrorismo investigadas
Livelsberger era um membro ativo das Forças Especiais e serviu na base militar anteriormente conhecida como Fort Bragg, na Carolina do Norte, uma instalação que abriga o comando das forças especiais do Exército. Autoridades também investigam um possível vínculo entre a explosão em Las Vegas e um ataque ocorrido horas antes no French Quarter, em Nova Orleans. No ataque em Nova Orleans, Shamsud-Din Bahar Jabbar, de 42 anos, avançou com uma picape contra uma multidão, matando ao menos 15 pessoas antes de ser abatido pela polícia. Jabbar, um veterano do Exército dos EUA, também havia passado um período em Fort Bragg. Até o momento, porém, não há evidências de que Jabbar e Livelsberger tenham servido na base no mesmo período.
Declarações de Elon Musk
O bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, comentou o incidente envolvendo a Cybertruck em suas redes sociais. Segundo Musk, a explosão foi causada por fogos de artifício de grande porte ou uma bomba transportada na caçamba do veículo, e não por problemas no modelo futurista da Tesla. “A explosão foi causada por materiais externos transportados no veículo alugado, sem qualquer relação com o Cybertruck em si”, afirmou Musk.
Operação policial no Colorado
Além das investigações em Las Vegas, o FBI realizou uma operação policial em Colorado Springs relacionada ao caso, mas detalhes sobre a ação não foram divulgados. As autoridades continuam investigando ambos os incidentes e eventuais conexões entre eles. Até o momento, o FBI afirma não haver evidências que liguem os dois ataques, apesar das semelhanças entre os casos.