Candidatos podem usar a nota do Enem para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior
MEC abre inscrições para o Prouni 2025 com mais de 338 mil bolsas disponíveis
Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025. Os candidatos podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou de 2023 para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 28 de janeiro e devem ser feitas por meio da página do Prouni, no portal Acesso Único. O programa oferece um total de 338.444 bolsas, sendo 203.539 integrais (100% do valor da mensalidade) e 134.905 parciais (50%). Essas bolsas estão distribuídas entre mais de mil instituições privadas em todo o Brasil.
Como se inscrever
Para participar, os candidatos precisam acessar a página do Prouni, preencher seus dados pessoais, informar o perfil socioeconômico e as informações sobre o grupo familiar. Cada participante pode se inscrever em até dois cursos, indicando a instituição e o município de interesse.
Seleção e comprovação
O Prouni conta com duas chamadas. Após a divulgação dos resultados, os candidatos selecionados devem comparecer à instituição de ensino escolhida para apresentar a documentação que comprove as informações declaradas na inscrição. Caso necessário, a faculdade pode solicitar documentos adicionais para verificar a veracidade dos dados fornecidos.
Cronograma do Prouni 2025
Inscrições: 24 a 28 de janeiro
Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro
Resultado da 2ª chamada: 28 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 27 de março
Resultado da lista de espera: 1º de abril
Requisitos para participar
Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos critérios abaixo: - Ter cursado o ensino médio completo em escola pública; Ter cursado o ensino médio completo em escola particular como bolsista integral; Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, com bolsa integral ou parcial, ou sem bolsa; Ter cursado o ensino médio completo em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa.
Sobre o Prouni
O Prouni é uma das principais iniciativas do governo federal para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, oferecendo oportunidades para estudantes com menor renda em instituições privadas de qualidade. Para mais informações e inscrições, acesse a página oficial do programa no portal Acesso Único.