Empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp anunciou recentemente o encerramento do programa de checagem de fatos nos Estados Unidos
Meta renomeia temas LGBT+ no Facebook e Messenger e causa repercussão entre internautas
Usuários das redes sociais Facebook e Messenger perceberam mudanças nos nomes de temas relacionados à comunidade LGBT+ após uma recente atualização dos aplicativos. Ao menos três temas foram alterados pela plataforma. O tema anteriormente chamado de “Orgulho” foi renomeado para “Arco-íris”. Já “Transgênero” passou a ser identificado como “Algodão doce”, enquanto “Não binário” agora é descrito como “Pôr do sol dourado”. As mudanças ocorreram em meio a controvérsias relacionadas à substituição do sistema de checagem de fatos pelas chamadas notas da comunidade. Esse novo recurso, anunciado na última terça-feira (7) pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, é inspirado no sistema já utilizado pela plataforma X (antigo Twitter), de propriedade de Elon Musk.
A iniciativa gerou debate entre os internautas, com opiniões divididas sobre a mudança nos nomes e o impacto no reconhecimento das identidades representadas. A Meta ainda não se posicionou oficialmente sobre as alterações.