Deputado do Republicanos comandará a Casa Legislativa pelos próximos dois anos
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com amplo apoio político
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados para um mandato de dois anos. Contando com o apoio de partidos governistas, de centro e da oposição, Motta recebeu 444 votos e assume o cargo no lugar de Arthur Lira (PP-AL), que esteve à frente da Casa nos últimos quatro anos e foi um dos principais articuladores de sua sucessão.
Apoio amplo e articulações políticas
A construção da candidatura de Motta começou ainda em 2023, mas ganhou força após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP), então primeiro vice-presidente da Câmara. A oficialização veio depois de Lira optar por apoiar Motta, deixando de lado o nome do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que até meados de 2024 era apontado como favorito à sucessão. A formação do bloco que garantiu a vitória de Motta envolveu negociações entre diversas legendas, incluindo Republicanos, MDB, PT, PSD, União Brasil, Podemos, PP, PL, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, PSB, Solidariedade e PRD. Apenas PSOL e Novo lançaram candidaturas próprias, com Marcel van Hattem (Novo-RS) recebendo 31 votos e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) ficando com 22. A construção do apoio também envolveu encontros estratégicos. Motta participou de reuniões com as bancadas de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de eventos em Brasília na véspera da eleição. Governadores, prefeitos, ministros do governo Lula e lideranças partidárias estiveram presentes nesses encontros, reforçando o amplo apoio político que viabilizou sua eleição.
Compromissos e promessas na nova gestão
Antes da votação, em discurso no plenário, Motta fez acenos a diferentes forças políticas, incluindo governistas, oposicionistas, partidos de centro e a bancada feminina. Diferenciando-se da gestão de Lira, ele prometeu mais previsibilidade na definição da pauta e sessões remotas, além de fortalecer as comissões temáticas e diversificar a escolha de relatores. O novo presidente da Câmara também conta com o respaldo do setor do agronegócio, que possui uma das maiores bancadas no Congresso, o que deve influenciar sua condução legislativa.
Mesa Diretora definida
Além da eleição para a presidência da Casa, os deputados também votaram para a composição da Mesa Diretora. Os cargos foram distribuídos conforme o acordo entre os partidos que integraram o bloco de apoio a Motta.
Os eleitos são:
1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ)
2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
1º secretário: Carlos Veras (PT-PE)
2ª secretária: Lula da Fonte (PP-PE)
3º secretário: Delegada Katarina (PSD-SE)
4º secretário: Sérgio Souza (MDB-PR)
Os suplentes são Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), Paulo Folletto (PSB-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
Com a nova Mesa Diretora definida, Motta inicia sua gestão com o desafio de manter a governabilidade e garantir a condução das pautas prioritárias da Câmara nos próximos dois anos.