728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Lula recebe presidentes da Câmara e do Senado e diz que eles ‘não terão problema na relação’ com o Planalto

Motta e Alcolumbre foram eleitos para os comandos das Casas do Legislativo no último sábado. Lula também disse que vai torcer pelo sucesso dos dois congressistas.

Lula recebe novos presidentes da Câmara e do Senado no Planalto e destaca harmonia entre os Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto, os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Os parlamentares assumiram os cargos no último sábado (1º) e permanecerão no comando das Casas Legislativas até fevereiro de 2027. Durante a declaração à imprensa ao lado de Motta e Alcolumbre, Lula ressaltou sua relação próxima com os dois e afirmou que não haverá dificuldades na interlocução entre o Executivo e o Legislativo. Estou aqui com Davi Alcolumbre, eleito presidente do Senado com 73 votos, e com Hugo Motta, eleito presidente da Câmara com 444 votos. Estou muito feliz porque sou amigo dos dois e conheço o compromisso democrático que eles têm. Quero, na frente de vocês, dizer que eles não terão problema na relação com o Poder Executivo declarou o presidente. Lula destacou ainda que o sucesso dos novos comandantes da Câmara e do Senado será também o êxito do governo e do país. "Estou convencido de que, daqui a dois anos, poderemos constatar, com muito orgulho, que a democracia foi plenamente restabelecida" afirmou. O presidente garantiu que, antes de enviar qualquer projeto ao Congresso, buscará dialogar com as lideranças políticas. Segundo ele, a convivência entre os poderes deve servir de “exemplo” para o fortalecimento da democracia. "Tenho certeza de que a nossa relação será exemplar, tanto para o presente quanto para o futuro. A democracia se fortalece quando cada um compreende seu papel institucional acrescentou.

Compromisso com a harmonia entre os Poderes

Os presidentes da Câmara e do Senado reafirmaram a intenção de manter uma relação equilibrada com o governo federal. Hugo Motta, que já havia enfatizado a importância da harmonia entre os Poderes em seu discurso de posse, reforçou esse compromisso. "A Câmara dos Deputados estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país. A Constituição estabelece que os Poderes devem ser independentes e harmônicos. E harmonia é o que o Brasil precisa" afirmou Motta. Já Alcolumbre destacou o papel do Legislativo na formulação de políticas que atendam às demandas da população. "Nosso objetivo é construir um Parlamento forte, altivo e equilibrado, que possa dar as respostas que a sociedade espera. O Legislativo não pode se omitir na missão de ajudar o governo a melhorar a vida dos brasileiros. Esse é o espírito colaborativo que queremos fortalecer" declarou o senador.

Pautas prioritárias do governo

Após o encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo apresentará, na próxima semana, os projetos prioritários para os próximos dois anos. Entre os temas destacados estão o estímulo ao micro e pequeno empreendedor, o novo Plano Nacional de Educação, o aumento das penas para crimes ambientais e o combate a crimes digitais. Uma das principais propostas do governo é a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Padilha afirmou que o Ministério da Fazenda ainda está detalhando os impactos fiscais da medida, mas a expectativa é que a proposta seja aprovada em 2025 para entrar em vigor em 2026. Sobre o Orçamento de 2025, Padilha explicou que a proposta será ajustada de acordo com as medidas de redução de despesas aprovadas no final de 2024. Segundo ele, no encontro com Motta e Alcolumbre, não houve discussão sobre emendas parlamentares, embora o tema tenha sido abordado nos discursos de posse dos novos presidentes do Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *