Presidente adota nova estratégia de comunicação de Sidônio Palmeira com “pagodão” no vídeo para divulgar programa de água
Lula usa boné “O Brasil é dos brasileiros” e lança programa com pagodão na Bahia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde desta sexta-feira (7.fev.2025), da cerimônia de entrega das obras da Adutora da Fé, na Bahia. Durante o evento, Lula chamou atenção ao usar um boné com a frase "O Brasil é dos brasileiros", acessório que gerou repercussão política ao longo da semana. O boné foi idealizado como uma resposta indireta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), e foi produzido por Alexandre Padilha e Sidônio Palmeira, atual chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). O petista já havia usado o acessório na terça-feira (4.fev) e compartilhado imagens em suas redes sociais. O item também foi visto entre aliados do governo durante a eleição do Senado, no sábado (1º.fev).
Novo tom na comunicação do governo
Além da entrega da obra, Lula também publicou um vídeo animado para marcar o lançamento do programa Água para Todos, em Paramirim (BA). A gravação, que tem um pagodão como trilha sonora, destaca a importância da iniciativa para garantir o abastecimento na região. "Feliz é o povo de Paramirim, que está recebendo água e que vai ter um tratamento de água extraordinário para beber", afirmou o presidente. As postagens fazem parte de uma estratégia de reformulação da comunicação do governo, liderada por Sidônio Palmeira desde que assumiu a Secom, em 14 de janeiro. O publicitário busca dar um tom mais dinâmico e popular à linguagem do Planalto, com o objetivo de fortalecer a imagem de Lula e consolidar uma identidade para seu terceiro mandato. Aliados do presidente apontam que, com a mudança, Sidônio terá mais liberdade para impor seu estilo, considerado mais direto e pragmático.