O Ministério esclarece que a mudança de Figueirópolis para Mara Rosa foi realizada com base em estudos para otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em Audiência Pública.
Mudanças no traçado da FIOL geram polêmica no Tocantins e oeste da Bahia
Nos últimos dias, o traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) tem gerado polêmica no Tocantins e no oeste da Bahia. Lideranças políticas tocantinenses afirmam que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, alterou o ponto de encontro da FIOL com a Ferrovia Norte-Sul. Inicialmente previsto para Figueirópolis, no sul do Tocantins, o entroncamento agora será em Mara Rosa, no norte de Goiás. Outro ponto de controvérsia surgiu em Barreiras (BA). O vereador Rider Castro denunciou que o Porto Seco da FIOL, que seria construído na cidade, passará a ser instalado em Luís Eduardo Magalhães, município vizinho e mais próximo da divisa com Goiás.
Posicionamento do Ministério dos Transportes
Consultado sobre o tema, o Ministério dos Transportes esclareceu, por meio de sua Assessoria Especial de Imprensa, que as ferrovias FIOL e FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) farão parte do Corredor Leste-Oeste, considerado estratégico para a logística nacional. Segundo a pasta, o trecho conhecido como FIOL 3, que liga Correntina (BA) a Mara Rosa (GO), teve o traçado original ajustado para garantir conexão direta com a FICO 1 (Mara Rosa – Água Boa), otimizando a interligação ferroviária do país. Sobre a mudança do entroncamento de Figueirópolis para Mara Rosa, o Ministério informou que a decisão foi baseada em estudos técnicos voltados para a eficiência do corredor. Destacou ainda que o projeto segue em fase de estudos e Audiência Pública. Já em relação à transferência da estação de transbordo multimodal (antes chamada de Porto Seco) de Barreiras para Luís Eduardo Magalhães, a pasta afirmou que aguarda os estudos finais para avaliar possíveis ajustes.
Audiências públicas e andamento das obras
Para ampliar a discussão sobre o Corredor Leste-Oeste, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a abertura de Audiências Públicas. O objetivo é ouvir as partes interessadas e garantir que o projeto avance com sustentabilidade, inovação e eficiência. As audiências ocorrerão em: - Brasília (11/03) - Salvador (12/03) - Cuiabá (14/03) Quanto ao andamento das obras, a FIOL 2, que liga Barreiras a Caetité (BA), está sob coordenação da Infra S.A. e tem conclusão prevista para 2027, com 69,56% dos trabalhos já realizados. Já o trecho entre Ilhéus e Caetité (BA) atingiu 75% de avanço físico. A expectativa é que as discussões promovidas nas audiências públicas ajudem a esclarecer os impactos das mudanças e definir os próximos passos para a concretização do projeto.