728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
PIX por aproximação começa a funcionar nesta sexta; entenda como como vai funcionar

Forma de pagamento poderá ser incluída em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google.

PIX por Aproximação começa a ser disponibilizado por instituições financeiras nesta sexta-feira (28)

A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras devem começar a oferecer o PIX por aproximação aos seus clientes, conforme regulamentação do Banco Central. Essa nova modalidade permite que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da maquininha do lojista, funcionando de maneira similar aos cartões de crédito e débito.

PIX por Aproximação em Carteiras Digitais

Além da opção de pagamento direto pelo aplicativo do banco, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Com isso, os usuários não precisarão acessar o aplicativo da instituição financeira para concluir a transação. No entanto, para intermediar pagamentos via PIX por aproximação, as carteiras digitais precisam de autorização do Banco Central. Até o momento, apenas o Google recebeu essa permissão.

Como funciona o PIX por Aproximação?

A proposta do PIX por aproximação é oferecer uma experiência mais ágil e simples do que o modelo tradicional via QR Code. Atualmente, ao pagar com QR Code, o cliente precisa abrir o aplicativo do banco, acessar a área do PIX, selecionar a opção de pagamento, escanear o código e confirmar a transação. Com a nova funcionalidade, basta acessar o aplicativo do banco, escolher a opção de pagamento por aproximação e encostar o celular na maquininha. O processo pode variar de acordo com cada instituição financeira. Já para utilizar o PIX por aproximação via carteiras digitais, será necessário vincular a conta bancária ao aplicativo da carteira, assim como acontece com cartões de crédito e débito.

Limites e Segurança

Inicialmente, as transações via PIX por aproximação terão um limite padrão de R$ 500 por operação. No entanto, os clientes poderão ajustar esse valor máximo por transação ou por dia, conforme sua necessidade. Com essa novidade, o Banco Central busca tornar os pagamentos instantâneos ainda mais práticos e acessíveis para os consumidores brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *