Com o tema “A força da pesquisa e da liderança feminina no Agro”, a edição deste ano prestou uma homenagem especial às mulheres do setor, destacando seu protagonismo.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) marcou presença na programação
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a cidade de Luís Eduardo Magalhães recebeu a 27ª edição da Passarela da Soja, Milho e Culturas Alternativas. Realizado no Campo Experimental da Fundação Bahia, o evento reuniu produtores, especialistas e instituições do setor agrícola para promover o intercâmbio de conhecimento e inovação. A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) marcou presença na programação, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio na região. O segundo vice-presidente da entidade, Seiji Mizote, participou do encontro ao lado de diretores e colaboradores da Aiba. “Parabenizo a Fundação Bahia pela excelente iniciativa. Como parceira da Fundação e, juntamente com a Abapa, a Aiba não poderia deixar de prestigiar esse evento, que oferece tanto conhecimento técnico e informação ao produtor rural”, destacou Mizote.
Tecnologia e planejamento para o campo
Os participantes acompanharam uma série de palestras com especialistas, visitas guiadas aos campos experimentais e debates técnicos. Para o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, a Passarela da Soja tem um papel estratégico no planejamento da safra. “Esse evento é muito esperado pela cadeia produtiva, pois permite aos produtores tomar decisões com mais embasamento. Ter a presença da Fundação Bahia, da Aiba com a Bahia Farm Show e da Abapa reforça o trabalho conjunto dessas instituições em prol do produtor rural, não apenas na Bahia, mas em toda a região do Matopiba”, afirmou Marçal.
Mulheres no agro: liderança e inovação
Com o tema “A força da pesquisa e da liderança feminina no Agro”, a edição deste ano prestou uma homenagem especial às mulheres do setor, destacando seu protagonismo. Um dos momentos de destaque foi o painel com a participação de Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa; Ivanir Pradella, produtora rural; e Carminha Missio, vice-presidente da Faeb. A mediação ficou por conta da produtora e 1ª vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Pinheiro, que compartilhou sua trajetória de 40 anos no agro. “É uma grande satisfação estar aqui. Como mulher e agrônoma, sei que, independentemente do setor, é essencial abraçar a causa com garra e dedicação. O agro foi a minha escolha, e tenho sucessoras que seguirão essa jornada”, afirmou.
Aiba promove adesivaço da Bahia Farm Show 2025
Além de dividir um estande institucional com a Abapa e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, onde foram apresentados projetos e ações das entidades, a Aiba também realizou mais um ‘adesivaço’ para divulgar a Bahia Farm Show 2025. A feira, marcada para acontecer entre os dias 9 e 14 de junho, terá como tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, reforçando a importância da inovação para o setor.