Ex-presidente diz que episódio da deputada armada na véspera do segundo turno foi decisivo para sua perda nas eleições
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responsabilizou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. nesta segunda-feira (24), Bolsonaro afirmou que a atitude da parlamentar na véspera do segundo turno prejudicou sua imagem e influenciou o resultado final.
“A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente”, disse o ex-presidente, em referência ao episódio em que a deputada sacou uma arma e perseguiu um apoiador de Lula pelas ruas de São Paulo, após uma discussão política, no dia anterior à votação decisiva.
Segundo Bolsonaro, as imagens da cena foram exploradas de forma negativa e associadas ao seu discurso pró-armamento, o que teria afastado eleitores indecisos. “Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara... Aquilo teve gente falando: ‘olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu”, declarou.
Além das consequências políticas, o episódio também pode render punições judiciais à deputada. O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem cinco votos pela condenação de Zambelli, faltando apenas um para formar maioria. Ela pode ser condenada à perda do mandato e até à prisão. O julgamento foi interrompido nesta segunda-feira (24) e ainda não há nova data para retomada.