Moradores e autoridades lutam contra fogo que ameaça áreas do Parque Nacional e outros pontos turísticos da região
Moradores da Chapada Diamantina estão em alerta devido a um incêndio de grandes proporções que atinge as proximidades do Morro do Pai Inácio, um dos maiores cartões postais da região, localizado no município de Palmeiras. O incêndio também se espalha por áreas vizinhas, como Mucugezinho e a Serra dos Brejões, ambas integradas ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Considerado um dos principais marcos turísticos da Chapada, o Morro do Pai Inácio é um ponto de referência visível para quem viaja pela BR-242, com sua imponente formação rochosa. A proprietária de um estabelecimento comercial na região, Lêdy Valôis, usou as redes sociais para alertar sobre a gravidade da situação e pedir apoio das autoridades e de voluntários. "Vocês não fazem ideia da proporção desse fogo. Vendo de perto, é desesperador. O fogo está se alastrando muito rápido", escreveu ela.
O Corpo de Bombeiros informou que está empenhado no combate às chamas, com 25 militares e dois aviões modelo Air Trator em ação. No entanto, os bombeiros destacam que a ajuda de brigadistas e voluntários continua sendo essencial devido à grande extensão do incêndio. A situação ainda é crítica, e esforços conjuntos são fundamentais para conter as chamas e evitar danos maiores ao ecossistema da Chapada Diamantina.