728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Mesmos ideais autoritários”, diz Lula ao comparar suposta tentativa de golpe em 2022 com ditadura militar

Em discurso, Lula comenta ato de bolsonaristas em prol da anistia

Lula compara tentativa de golpe de 2022 à ditadura militar: “Os mesmos ideais autoritários”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a tentativa de golpe após as eleições de 2022 e a ditadura militar compartilham um elemento em comum: “os mesmos ideais autoritários”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (17), durante um evento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, conforme reportado pela CNN. A fala ocorre um dia após o ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Para Lula, há semelhanças entre os episódios. “Por trás dos ataques, estão os mesmos ideais autoritários, métodos violentos e os mesmos agentes saudosos dos porões da ditadura”, afirmou. O presidente destacou ainda o papel da OAB na luta pelo restabelecimento da democracia após os 21 anos do regime militar. “Após o golpe de 1964, a OAB foi uma das primeiras a se posicionar contra a ruptura democrática. Também esteve presente nas denúncias contra desaparecimentos e torturas, como no caso do deputado Rubens Paiva”, lembrou.

Lula também alertou para os desafios atuais da democracia brasileira, mencionando o avanço de ideias extremistas. “Vivemos um cenário global onde o fascismo ressurge sob novas formas. No Brasil, a intolerância política atingiu seu ápice na tentativa de golpe contra a democracia”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *