728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Ronaldo desiste de candidatura à presidência da CBF

Ex-jogador anunciou fim de sua campanha em post nas redes sociais: "No meu primeiro contato com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas"

Ronaldo desiste da candidatura à presidência da CBF por falta de apoio das federações

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno anunciou, nesta quarta-feira, sua desistência da candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em publicação nas redes sociais, o ex-atacante revelou que não recebeu apoio das federações estaduais e lamentou não ter tido a oportunidade de apresentar seu projeto ao colégio eleitoral da entidade. "Nos meus primeiros contatos com as 27 filiadas, encontrei 23 portas fechadas. As federações se recusaram a me receber, alegando satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição. Não pude expor minhas ideias nem ouvi-los como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo", escreveu Ronaldo. O ex-jogador explicou que, diante do peso maior dos votos das federações no pleito, sua candidatura tornou-se inviável. Segundo ele, a maioria das lideranças estaduais apoia a continuidade do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, e, embora discorde, respeita essa decisão. Entre as federações, apenas a paulista recebeu Ronaldo para uma reunião. Amapá, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro não responderam ao contato do ex-atacante, enquanto as outras 23 manifestaram apoio à reeleição de Ednaldo Rodrigues.

Frustração e motivos para candidatura

Ronaldo havia anunciado em dezembro sua intenção de concorrer à presidência da CBF, destacando a necessidade de resgatar o prestígio do futebol brasileiro no cenário mundial. "Tenho centenas de motivações, mas a principal delas é recuperar o respeito do futebol brasileiro. Muitas pessoas me param na rua pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores, tanto dentro quanto fora de campo", afirmou à época. O mandato de Ednaldo Rodrigues vai até março de 2026, e ele pode convocar as eleições a partir de março de 2025. O colégio eleitoral da CBF é composto pelas 27 federações estaduais (com voto de peso três), pelos 20 clubes da Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso um).

Declaração oficial de desistência

Em sua publicação, Ronaldo reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do futebol, apesar da desistência. "Se a maioria com o poder de decisão entende que o futebol brasileiro está em boas mãos, pouco importa a minha opinião. Meu objetivo era dar voz e espaço aos clubes e dialogar com as federações para melhorar as competições e desenvolver o esporte nos estados. Infelizmente, não houve abertura para esse alinhamento estratégico", lamentou. Apesar da frustração, Ronaldo agradeceu o apoio recebido e reiterou a importância do diálogo, da transparência e da união para o futuro do futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *