Ministro da Casa Civil confirma intenção de entrar na disputa e diz que decisão final será tomada após diálogo com o presidente no início de 2026
Neste sábado (29), data em que Salvador comemora seu aniversário, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reafirmou sua intenção de disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa, após a entrega de uma obra de contenção de encosta no bairro do Alto do Cabrito.
"Meu nome foi colocado. Já conversei com o presidente Lula e combinamos de retomar esse diálogo no início do próximo ano, considerando o cargo que exerço atualmente", afirmou o ex-governador da Bahia.
Apesar de sinalizar claramente sua disposição para entrar na disputa, Rui evitou confirmar de forma definitiva a candidatura. Ele não detalhou quando ocorrerá a nova conversa com Lula e tampouco descartou a possibilidade de desistir, caso o presidente sugira outro caminho. "O meu nome foi colocado, sim, para uma vaga no Senado", reforçou.
Caso Rui Costa leve adiante o projeto de concorrer ao Senado, o atual senador Angelo Coronel (PSD) pode ser excluído da chapa majoritária que será encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A movimentação indica a possibilidade de formação de uma chapa totalmente petista na corrida eleitoral de 2026 na Bahia.