Incidente ocorreu em Garuva, no Norte de Santa Catarina, após pane no motor. Aeronave foi removida da pista e o caso será investigado pelo Cenipa.
Um avião monomotor realizou um pouso de emergência na BR-101, em Garuva, no Norte de Santa Catarina, na manhã deste sábado (5). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a aeronave era ocupada por duas pessoas o piloto e o proprietário e ninguém ficou ferido.
O pouso forçado ocorreu por volta das 11h50 no quilômetro 15 da rodovia, no sentido Porto Alegre (RS). De acordo com a PRF, a aeronave havia decolado do aeroclube de Guaramirim com destino ao mesmo local, em um voo circular, quando apresentou pane no motor, forçando o piloto a descer na pista.
Vídeos gravados por motoristas mostram o avião de pequeno porte pousando entre carros e caminhões que transitavam pela via. Após o pouso, a aeronave, modelo Pelican 500 BR, foi levada ao acostamento. Às 12h40, segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, o avião já havia sido retirado da pista, sem necessidade de interdição das faixas.
Mecânicos foram acionados para avaliar a situação do monomotor, que está com o certificado de aeronavegabilidade em situação regular, conforme dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). As asas foram desmontadas e a aeronave foi removida do local com o auxílio de um guincho por volta das 17h35.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram mobilizados para apurar as circunstâncias da ocorrência. A PRF também atualizou uma informação inicial que indicava Garuva como ponto de origem do voo, posteriormente corrigido para Guaramirim.