728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Bolsonaro é internado em Brasília com suspeita de nova obstrução intestinal

Após fortes dores abdominais em evento no RN, ex-presidente será avaliado por médicos no DF; cirurgia não está descartada

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado na noite deste sábado (12) no hospital particular DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro de suboclusão intestinal uma obstrução parcial que dificulta a passagem normal de gases e fezes. A equipe médica que o acompanha irá avaliá-lo neste domingo (13) para definir se será necessária uma nova cirurgia abdominal.

Bolsonaro começou a sentir fortes dores abdominais na sexta-feira (11), durante um evento político no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi inicialmente atendido em um hospital da cidade de Santa Cruz e, posteriormente, transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal.

Diferentemente das internações anteriores, a família decidiu não acionar o cirurgião Antônio Macedo, que acompanha Bolsonaro desde o atentado sofrido em 2018. Desta vez, o escolhido foi o médico Cláudio Birolini, de São Paulo, especialista em cirurgia geral. Birolini participou de uma entrevista coletiva neste sábado, ao lado da equipe médica do hospital em Natal, e explicou que o quadro atual é mais grave do que os anteriores.

Segundo o médico, o ex-presidente tem histórico de episódios semelhantes, comuns em pacientes que passaram por múltiplas cirurgias abdominais. “Estamos tentando resolver com medidas clínicas, como jejum, descompressão gástrica com sonda e hidratação intravenosa. Mas ainda aguardamos a evolução do quadro”, afirmou.

Em uma publicação nas redes sociais, Bolsonaro contou que subestimou a gravidade da situação. Ele relatou ter enfrentado uma forte distensão abdominal acompanhada de dores intensas e disse que os próprios médicos se surpreenderam com seu estado clínico. Segundo ele, esse foi o episódio mais sério desde 2018, e é provável que precise de uma nova cirurgia nos próximos dias, em Brasília ou São Paulo.

Após receber alta do hospital em Natal no fim da tarde de sábado, Bolsonaro deixou a unidade caminhando, entrou em uma ambulância e seguiu até o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. De lá, foi transferido em uma UTI aérea vinda de Belo Horizonte com destino a Brasília. No DF Star, permanece sob cuidados médicos e em observação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *