728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Brasil quer desenvolver linguagem própria de IA, diz ministra da Ciência e Tecnologia

Plano do governo prevê investimentos bilionários e busca evitar vieses na tecnologia

O governo brasileiro tem planos ambiciosos para o desenvolvimento da inteligência artificial no país. Segundo a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encomendou um plano nacional para IA com o objetivo de criar uma linguagem própria, garantindo que a tecnologia reflita a cultura e os valores do Brasil.

"Precisamos de uma linguagem própria para evitar os vieses que vemos no mundo e para adequar a IA ao nosso jeito de ser. Não podemos aceitar que a inteligência artificial diga que o avião foi inventado pelos irmãos Wright e não por Santos Dumont, que é um brasileiro", afirmou a ministra durante a posse de Lisandro Zambenedetti Granville como diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília.

A estratégia nacional para IA foi lançada no segundo semestre de 2024 e prevê um investimento de R$ 23,03 bilhões até 2028. Os recursos serão direcionados para infraestrutura e educação, visando impulsionar o avanço da tecnologia no Brasil.

Luciana Santos destacou que o governo pretende expandir a rede de data centers pelo país, aproveitando o diferencial competitivo de uma matriz energética limpa e renovável. Além disso, reforçou o compromisso com o combate ao negacionismo científico, em referência ao governo anterior.

"Apresentamos um plano ousado, mas factível. Estamos partindo da nossa capacidade instalada para dar passos largos e consolidar o Brasil como um protagonista no desenvolvimento da inteligência artificial", declarou a ministra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *