Oposição barra concessão do título de cidadão baiano ao prefeito de Luís Eduardo Magalhães após críticas ao ex-prefeito de Salvador
A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia impediu, nesta terça-feira (8), a votação do projeto que concederia o título de cidadão baiano ao prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP). A proposta, de autoria do deputado Antonio Henrique Júnior (PP), acabou excluída da pauta de votações de projetos parlamentares aprovados por acordo entre os blocos e com dispensa de formalidades.
A manobra foi articulada pelo deputado Alan Sanches (União), que comandava a bancada de oposição durante a sessão, na ausência do deputado Tiago Correia (PSDB). Alan se recusou a assinar a dispensa de formalidades para o projeto, postura também adotada pelo deputado Pedro Tavares (União). Ambos são aliados do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que foi recentemente criticado por Júnior Marabá.
Em entrevistas à imprensa, Marabá que tem feito elogios ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) acusou ACM Neto de negligenciar lideranças do interior do estado e afirmou que o ex-prefeito sequer agradeceu por uma carreata organizada em Luís Eduardo Magalhães durante a campanha eleitoral de 2022.
Alan Sanches confirmou que a decisão de barrar a homenagem foi motivada pelas declarações de Marabá contra ACM Neto, classificando as críticas como resultado de “pequenez política”. “Gostaria de saber se essas pessoas teriam coragem de levantar qualquer tipo de questionamento sobre a personalidade de Neto se ele estivesse sem mandato”, disse o deputado.
O parlamentar também minimizou o apoio dado por Marabá a ACM Neto nas eleições passadas. “Em 2022, ele não fez carreata porque achava ACM Neto bonitinho. Fez porque achava que ele ganharia. E a região dele é majoritariamente de direita, centro-direita. Da mesma forma que ele ajudou ACM Neto, ACM Neto também ajudou ele a se manter como prefeito para 2024”, afirmou.
Por fim, Alan ironizou os críticos do ex-prefeito: “Quem estiver magoado, que procure uma mulher ou o abraço de um irmão”.