Projeto encaminhado à Assembleia Legislativa prevê aumento escalonado em quatro parcelas e deve beneficiar mais de 13 mil profissionais, incluindo aposentados e pensionistas
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que propõe um reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para os servidores estaduais das carreiras da área da saúde. A medida deve beneficiar mais de 13 mil profissionais, incluindo ativos, aposentados, pensionistas e trabalhadores contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
De acordo com a Secretaria da Administração do Estado (SAEB), o reajuste será concedido de forma escalonada em quatro parcelas. Em 2025, estão previstas duas correções: 4% com efeito retroativo a março e 2,5% em junho. Em 2026, os índices se repetem: 4% em março e 2,5% em junho. Para os servidores inativos, os percentuais serão aplicados conforme as regras válidas no momento da aposentadoria.
A previsão é de que, em 2025, o impacto financeiro da proposta na folha de pagamento do estado seja de aproximadamente R$ 101,7 milhões. Em 2026, o custo estimado sobe para cerca de R$ 246,8 milhões.
A iniciativa contempla 31 categorias do grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, que inclui auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica. Também estão entre os beneficiados os profissionais de nível superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.