Governador não se opõe à CPI do MST, mas sugere foco também nas empresas de coleta de lixo envolvidas em escândalos de corrupção
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sugeriu nesta quinta-feira (10) que a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) também tenha "coragem" para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as empresas responsáveis pela coleta de lixo em municípios baianos. A declaração foi feita ao comentar a recente movimentação da Casa para abrir uma CPI com foco no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Embora não tenha se posicionado contra a apuração de possíveis irregularidades envolvendo o MST, o governador reforçou que outras frentes de investigação também merecem atenção do parlamento baiano.
"A Assembleia é autônoma. A Constituição garante essa autonomia. Eu fico sempre refletindo sobre as atitudes de alguns deputados, o que é natural. Não estou aqui dizendo que não é para fazer [a CPI do MST], mas existem outras decisões que a Assembleia poderia tomar", afirmou Jerônimo.
Ele apontou diretamente para o setor de coleta e gestão de resíduos sólidos, sugerindo que há motivos suficientes para a abertura de uma investigação. “A Assembleia podia fazer uma CPI sobre as empresas de lixo na Bahia. Podia fazer para ver se conseguiria alguma coisa. Faça a do MST, o que for preciso, mas é uma sugestão. De repente a Assembleia possa ter coragem de criar uma CPI para descobrir sobre as empresas do lixo”, declarou.
A fala do governador faz referência à Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema bilionário de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Um dos principais alvos da investigação é o empresário Marcos Moura, apelidado de “Rei do Lixo”, acusado de liderar um esquema que pode ter desviado cerca de R$ 1,4 bilhão em fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro.
Moura, que já havia sido preso na primeira fase da operação, voltou a ser alvo de mandados em uma nova etapa da investigação realizada na última semana.