Presidente decretou luto nacional de sete dias e exaltou legado de acolhimento do pontífice; cerimônia será realizada no sábado (26)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá a Roma nos próximos dias para participar do funeral do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). A cerimônia está marcada para o sábado (26), com a Missa das Exéquias, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior. O corpo do pontífice será trasladado à Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde será velado.
Lula será acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva. Apesar da confirmação da viagem, o Palácio do Planalto ainda aguarda a definição do protocolo oficial do Vaticano para divulgar a data exata da partida. A lista com os nomes da comitiva presidencial deve ser anunciada na terça-feira (22).
Em homenagem ao papa, Lula decretou luto nacional de sete dias e divulgou uma nota de pesar, além de publicar um vídeo no qual exaltou o legado de Francisco. “Francisco foi o papa do acolhimento, e por isso acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto um afeto livre de preconceitos e julgamentos, num mundo que sofre com a discriminação e a intolerância”, declarou.
O presidente também destacou o carisma e o bom humor do pontífice, mencionando ainda sua paixão pelo futebol. “Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do Papa Francisco, do sorriso que iluminava tudo e todos, do entusiasmo pela vida, do otimismo, da paixão pelo futebol qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos.”
Lula e Papa Francisco se encontraram pessoalmente em três ocasiões. Em 2019, quando o presidente estava preso, recebeu uma mensagem de apoio enviada pelo pontífice.