Levantamento mostra que 56% são contra perdoar os responsáveis pelo ataque às instituições; apoio à anistia cresce e atinge 37%
Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (7) mostra que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos responsáveis pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Esse foi o maior atentado às instituições da República desde a redemocratização do país.
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 eleitores em 172 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo a pesquisa, 37% dos entrevistados se disseram a favor da anistia, enquanto 6% afirmaram não saber e 2% se mostraram indiferentes.
Os dados também indicam uma mudança gradual na opinião pública ao longo do último ano. Em abril de 2023, 31% defendiam a anistia; em dezembro, o número subiu para 33%; e agora chegou a 37%. Por outro lado, a rejeição à anistia caiu de 63% em abril do ano passado para 62% em dezembro, e agora está em 56%.
A posição dos entrevistados varia conforme a preferência partidária. Entre os simpatizantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, 72% defendem o perdão aos envolvidos nos atos. Já entre os que se identificam com o PSOL, 90% são contrários à anistia. Entre os eleitores ligados ao PT, 68% também rejeitam a medida.