Deputado reafirma compromisso com a sigla e cobra maior representatividade da Bahia no novo arranjo político
O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP-BA) se posicionou firmemente a favor do fortalecimento do Progressistas na Bahia após a criação da federação com o União Brasil. Em entrevista ao BNews, o parlamentar afirmou que vai "lutar com todas as forças" para garantir espaço de destaque para o partido no novo arranjo político.
"Sou presidente estadual do partido, tenho mandato, e meu pai tem uma história marcante na construção do PP na Bahia. Foi ele quem refundou o partido aqui e o fez crescer. Tenho trabalhado para fortalecer a sigla mesmo nos momentos mais difíceis", destacou.
A federação foi oficializada na última quarta-feira (23), em evento em Brasília que contou com a presença dos presidentes nacionais do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda. O anúncio, no entanto, gerou tensões na base progressista baiana, que hoje apoia o governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto o União Brasil é comandado no estado por ACM Neto, possível adversário do PT nas eleições de 2026.
Diante do novo cenário, o PP baiano estuda liberar seus filiados para apoiar diferentes candidaturas em 2026, como antecipado pelo Página Um. Negromonte Jr. relatou ter sido procurado por diversos parlamentares e pré-candidatos interessados no futuro do partido no estado."Três deputados me ligaram perguntando se o partido seguiria com Jerônimo. Muita gente também me procurou querendo ser candidato pelo PP, independentemente de posição política", relatou.
O parlamentar revelou que encaminhou à Executiva Nacional do PP um documento reivindicando maior representatividade para a Bahia na estrutura da federação. Segundo ele, estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe onde o PP é menos expressivo terão postos de comando.
"Por que a Bahia, que sempre entregou uma das maiores bancadas do PP, não pode ter esse protagonismo?", questionou.
Apesar de admitir ter recebido convites de outras siglas para assumir diretórios estaduais, Negromonte Jr. reafirmou sua fidelidade ao Progressistas.
"Meu mandato vai até o próximo ano e não vai mudar. Continuo firme na mesma linha. Quero trabalhar para que o partido cresça ainda mais", concluiu.