728x90 px - CULTIVANDO O FUTURO
bannerST
Banner 980x150 instagram
Banner 980x150 Anuncie
previous arrow
next arrow
Prefeito de Barreiras marca presença no Cerrado Summit e reforça importância do bioma para a COP30

Otoniel Teixeira participou da abertura do evento oficial da Pré-COP30 em Luís Eduardo Magalhães ao lado de secretários e autoridades do agro e do meio ambiente

O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, participou na manhã desta terça-feira (15) da abertura do Cerrado Summit – Pré-COP30, realizado em Luís Eduardo Magalhães. O evento, único preparatório para a COP30 realizado fora de uma capital brasileira, reúne autoridades, lideranças do agronegócio e representantes de instituições nacionais e internacionais com foco na sustentabilidade e no fortalecimento do bioma Cerrado.

Acompanhado pelos secretários Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Joaquim Neto (Agricultura e Tecnologia) e pelo chefe de Gabinete, Júnior Sampaio, o prefeito foi recepcionado por Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), organizadora do evento. Também marcaram presença o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Pedro Alves Corrêa Neto, o secretário estadual de Agricultura, Pablo Barrozo, e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá.

Na ocasião, Otoniel Teixeira ressaltou a importância da participação da região nas discussões ambientais em nível global. “Não poderíamos ficar de fora da programação da Pré-COP. Este é um momento estratégico que evidencia a importância do Cerrado bioma presente em nossa região – e orienta as principais discussões que serão levadas à COP30, em Belém. Como gestor, entendo a relevância desse debate para toda a Bahia e, especialmente, para Barreiras, nossa capital regional”, afirmou.

O Cerrado Summit tem como principal objetivo a construção de um plano de ação concreto com contribuições efetivas para a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém. Além da Aiba, também organizam o evento a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o Boston Consulting Group (BCG), o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o próprio Mapa.

Durante a abertura, o presidente da Aiba destacou os investimentos realizados em prol da sustentabilidade. “A Aiba investiu mais de R$ 12 milhões em projetos de gestão hídrica com impacto direto na recuperação do bioma Cerrado em toda a região. Essas iniciativas mostram que desenvolvimento e sustentabilidade não são caminhos opostos. É possível produzir alimentos de forma sustentável”, afirmou Moisés Schmidt.

O secretário Pedro Neto, representante do Mapa, reforçou o papel da ciência e da tecnologia no avanço sustentável do agro. “Graças à ciência, à tecnologia aplicada ao campo e ao compromisso dos produtores rurais, o Brasil tem se consolidado como potência na produção de alimentos. E o Cerrado ainda é uma fronteira a ser explorada com equilíbrio e responsabilidade, mostrando que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo”, pontuou.

A programação segue nesta quarta-feira (16), com visitas técnicas a áreas de agricultura regenerativa e a pontos turísticos dos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. O evento também conta com a presença de representantes do setor produtivo, lideranças do agronegócio e executivos de grandes multinacionais da indústria de alimentos e bebidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *