Em entrevista à Folha de S.Paulo, prefeito do Recife aponta uso de patrocínio, desinformação e senso de oportunidade como chaves do sucesso de Nikolas Ferreira nas redes sociais
O prefeito do Recife e novo presidente do PSB, João Campos, fez uma análise crítica sobre o desempenho digital da direita, em especial do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), durante entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada na sexta-feira (30).
Segundo Campos, a popularidade do parlamentar nas redes sociais se deve a um conjunto de fatores, entre eles, o timing preciso e o uso estratégico de recursos para impulsionar conteúdos. “Tem o senso de oportunidade, dizer a coisa precisa não vou dizer que é a coisa certa – numa hora devida”, afirmou.
O prefeito destacou ainda que a direita combina uma forte atuação orgânica com estratégias de alcance pago. “Tem instrumentalização de patrocínio para startar o vídeo até ele pegar na veia, e tem uma rede orgânica muito grande que a direita tem”, disse.
Campos também chamou atenção para o uso recorrente da desinformação como ferramenta de engajamento nas redes. “E tem uma parte aí que é de você colocar informações que não necessariamente condizem com a verdade. Não estou falando especificamente de determinado vídeo ou pessoa, mas você pega um assunto amplo, aí fala de dez assuntos, bota seis verdades e quatro invenções no meio”, explicou.
Para o socialista, esse tipo de conteúdo não é espontâneo, mas sim cuidadosamente planejado para gerar impacto. “Isso não é feito por acaso, isso é feito para engajar, porque muitas vezes o que engaja é a mentira. Então é difícil, é difícil. Mas há de se reconhecer que a direita tem um senso de oportunidade importante”, concluiu.