Presidente Lula destaca ações ambientais das Forças Armadas durante agenda no Nordeste
Presidente Lula destaca ações ambientais das Forças Armadas durante agenda no Nordeste

Imagem: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), fez elogios às Forças Armadas em sua agenda na sexta-feira (19) no Recife, destacando as ações ambientais durante a construção de uma Escola de Sargentos na região metropolitana da capital pernambucana.

Durante seu discurso, Lula enfatizou a importância das áreas mantidas pelas Forças Armadas, questionando se essas áreas teriam preservado sua natureza se não fossem controladas pelo Exército. Ele expressou gratidão pelas ações dos militares, apontando para a preservação ambiental realizada em projetos como a Escola de Sargentos.

A construção da referida escola, localizada em Abreu e Lima, tem sido alvo de críticas por parte de ambientalistas devido à derrubada de árvores. Lula minimizou as preocupações com o desmatamento, ressaltando que é necessário reconhecer o papel das Forças Armadas na preservação de áreas sensíveis.

A agenda de Lula na região é vista pelos militares como um gesto de apoio do presidente às instituições militares diante das contestações de ambientalistas. Durante sua visita ao Comando Militar do Nordeste, Lula participou da troca de comando entre generais, um evento que contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A presença de Lula em eventos relacionados às Forças Armadas não se limitou ao Recife. Na quinta-feira (18), em Salvador, o presidente inaugurou um centro aeroespacial vinculado à Aeronáutica. Sua agenda inclui ainda a troca de comando do Nordeste e a assinatura do termo de compromisso para a Escola de Sargentos.

Esta série de eventos, enfatizando o papel militar, destaca uma abordagem estratégica de Lula em suas visitas à região Nordeste. A viagem inclui ainda uma passagem por Fortaleza, onde o presidente lançará o futuro campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Acompanhado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e de outras autoridades locais, Lula tem consolidado sua presença na região. A estratégia de alianças e a retomada de projetos, como a refinaria Abreu e Lima, fazem parte do plano de Lula para o ano de 2024, onde o presidente pretende intensificar suas viagens pelo Brasil, após priorizar a agenda internacional em 2023.

O presidente encerrou sua agenda no Nordeste anunciando a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, um projeto simbólico que, embora marcado por controvérsias na Operação Lava Jato, é visto como uma medida favorável à Petrobras e à produção de combustíveis no país.

Lula, ao lado de lideranças locais, reforça a importância estratégica da parceria entre o governo federal e as Forças Armadas, buscando alinhar interesses ambientais, militares e de desenvolvimento econômico na região Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *